Destaques do Menu

Gelados artesanais
Gelados artesanais

A origem do gelado, segundo menções antigas, remonta a cerca de 3000 anos. Pequenos registos históricos, referem que na antiga Mesopotâmia, a neve era misturada com puré de frutas; os antigos egípcios serviam gelo picado das montanhas libanesas com sumo de fruta; Alexandre, o Grande, nutria um gosto especial por neve aromatizada com mel e néctar. Mas, é considerado o berço real do gelado, a antiga Pérsia, atual Irão.

Os persas, desenvolveram técnicas de refrigeração inovadoras, como o yakhchᾱᾱl, que consistiam em grandes câmaras subterrâneas isoladas do calor do deserto. A base de gelo, era enriquecida com mel, frutas esmagadas, especiarias, como o açafrão, e faludeh (finos fios de macarrão de arroz). As versões modernas são ainda hoje comercializadas em Bastani, sorveterias tradicionais persas. Nos séculos seguintes, as especialidades espalharam-se do Império Mongol para a China, Índia e posteriormente para a Europa.

Hoje, o conceito “gelado artesanal” parece demasiado moderno, tendo em conta a sua bagagem histórica. No entanto, é no gelado artesanal que encontramos a modernidade da técnica e a tradição do culto ao sabor. Para a cozinha do Restaurante Anfiteatro, isso é o mais importante!

Newsletter
Não perca as novidades! Subscreva a nossa newsletter para receber promoções exclusivas e conteúdo especial diretamente na sua caixa de entrada. Junte-se a nós agora!