PEDRO MATOS, natural de Lagoa, ilha de São Miguel, ingressou no curso Técnico/a de Restaurante/Bar por vocação aos 16 anos. Encontra-se no 1.º ano do curso e deseja, futuramente, abrir o seu próprio restaurante.
Esteve de 22 a 26 de abril a estagiar no restaurante Desarma, situado no Rooftop do Hotel The Views Baía, na cidade do Funchal, ilha da Madeira. Como descreve esta experiência?
Foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora. Fui muito bem recebido por toda a equipa do Desarma. Aprendi bastante com o Chefe Alexandre Franco, responsável pela sala do restaurante, e a sua equipa.
Apresentaram e explicaram todo o serviço que lá desempenham, como o da harmonização de vinhos, combinando os sabores dos vinhos com os dos alimentos.
Do que aprendeu, o que destaca?
Sem dúvida, o serviço de vinhos. Foi muito enriquecedor aprender sobre as características dos vinhos e, por conseguinte, o modo como apresentá-las ao cliente, com o objetivo de fazer o serviço especializado de harmonização de vinhos.
Sentiu a exigência de um restaurante com Estrela Michelin?
Senti, sim. O cuidado em sala é muito mais exigente. O modo como o serviço é feito é diferente. Desde a organização ao método e ao rigor na apresentação do serviço de sala. O uso de pinça para pegar nos guardanapos e de luvas para que não marcassemos a loiça e os talheres com os nossos dedos. E durante o serviço, cada elemento da equipa tinha o seu posto e não havia mistura em sala.
Gostava de repetir este tipo de experiência e ter outras oportunidades de estágio?
Sim, gostava e, se fosse possível ficar mais tempo no Desarma, eu ficava. E, para além do serviço de fine dining, gostava de experimentar outros tipos de serviço em outros restaurantes.